30 de novembro de 2016

Energia renovável começa a ser gerada no IFBA

Desde a semana passada, iniciou-se a geração de energia fotovoltaica no Instituto Federal da Bahia (IFBA), através de 200 placas (50 kWp) no campus de Salvador. A previsão era de que até sexta-feira (25), todas as outras placas estariam interligadas ao sistema elétrico do Instituto, resultando um total de 150 kWp instalados.

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

Essas placas são compostas de silício policristalino, com potência nominal de 240W cada uma, gerando, portanto, uma estimativa de 18 MWh por mês. Esse é o valor estimado, pois a geração depende de fatores ambientais, como sol e ventos (no caso dos aerogeradores). Dessa forma, a usina tem uma potência instalada de 150 kWp, sendo 140kWp dos módulos fotovoltaicos e 10kWp dos aerogeradores. 

Concomitante à instalação desses equipamentos que diminuirão a conta de energia em torno de 15%, está sendo implantado o plano de gestão da energia elétrica, que inclui o levantamento do inventário de todos os equipamentos consumidores, assim como traçar o perfil do consumo da energia elétrica, para com isso estabelecermos indicadores de acompanhamento e metas de redução para 2017. Esse projeto só foi possível com o prêmio recebido pelo IFBA no edital Ideias Sustentáveis, do MEC, que proporcionou o investimento de 2,5 milhões de reais nesses equipamentos. 

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

Espera-se que as outras instituições, não só de ensino, possam compartilhar do mesmo pensamento sustentável e buscar medidas que incentivem a redução do consumo e a geração de energia renovável, contribuindo para uma energia mais limpa e reduzindo os impactos ambientais existentes. 

Para maiores informações: www.direc.ifba.edu.br/cisa. Abaixo, confira mais algumas fotos do projeto.

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.
Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.


Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

2 comentários:

  1. Bacana! Agora deveriam colocar os créditos das fotos como faz todo site/blog. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samara!

      Também achamos importante e essencial a colocação dos créditos. Esse não colocamos por falha nossa, faltou identificar os autores, os quais já estão citados.

      Obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir