30 de novembro de 2016

Energia renovável começa a ser gerada no IFBA

Desde a semana passada, iniciou-se a geração de energia fotovoltaica no Instituto Federal da Bahia (IFBA), através de 200 placas (50 kWp) no campus de Salvador. A previsão era de que até sexta-feira (25), todas as outras placas estariam interligadas ao sistema elétrico do Instituto, resultando um total de 150 kWp instalados.

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

Essas placas são compostas de silício policristalino, com potência nominal de 240W cada uma, gerando, portanto, uma estimativa de 18 MWh por mês. Esse é o valor estimado, pois a geração depende de fatores ambientais, como sol e ventos (no caso dos aerogeradores). Dessa forma, a usina tem uma potência instalada de 150 kWp, sendo 140kWp dos módulos fotovoltaicos e 10kWp dos aerogeradores. 

Concomitante à instalação desses equipamentos que diminuirão a conta de energia em torno de 15%, está sendo implantado o plano de gestão da energia elétrica, que inclui o levantamento do inventário de todos os equipamentos consumidores, assim como traçar o perfil do consumo da energia elétrica, para com isso estabelecermos indicadores de acompanhamento e metas de redução para 2017. Esse projeto só foi possível com o prêmio recebido pelo IFBA no edital Ideias Sustentáveis, do MEC, que proporcionou o investimento de 2,5 milhões de reais nesses equipamentos. 

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

Espera-se que as outras instituições, não só de ensino, possam compartilhar do mesmo pensamento sustentável e buscar medidas que incentivem a redução do consumo e a geração de energia renovável, contribuindo para uma energia mais limpa e reduzindo os impactos ambientais existentes. 

Para maiores informações: www.direc.ifba.edu.br/cisa. Abaixo, confira mais algumas fotos do projeto.

Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.
Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.


Reprodução: Orientandos do Prof. Armando Tanimoto.

29 de novembro de 2016

Pesquisador do GAGMC defende sua dissertação de Mestrado nessa semana

Nessa quarta-feira (30), o integrante do grupo Diego Henriquez Tachy defende a sua dissertação de Mestrado para o Programa de Pós Graduação em Engenharia Industrial (PEI), a qual foi orientada por José Célio Andrade e é entitulada como "Avaliação Técnica e Econômica da Captura de CO2 por Membrana, Absorção e Tecnologias Híbridas", contando também com a co-orientação do Prof. Sergui Bello da UCSal.

A apresentação será a partir das 10 horas da manhã e a banca examinadora será formada pelo Prof. Asher Kiperstok, Antônio Francisco Almeida Junior e George Câmara. O local de apresentação será o Auditório Magno Valente, na Escola Politécnica da UFBA. Todas essas informações podem ser conferidas na imagem abaixo.

23 de novembro de 2016

Livro com participação de pesquisadores do grupo GAGMC é lançado na SEBARI

A segunda edição de “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul: dilemas e desafios na América Latina /Brazil and South-South Cooperation: dilemmas and challenges in South America", organizado por Denise Vitale e Elsa Sousa Kraychete, tem sua versão bilíngue (agora em inglês), lançada no dia 24 de novembro, às 18h30, no auditório do PAF V da UFBA, durante a IV SEBARI - Semana Baiana de Relações Internacionais. O livro, que se propõe a discutir as distintas faces da cooperação no continente sul-americano, tem capítulo com a participação de dois pesquisadores do grupo GAGMC. 

Andréa Ventura, Luz Fernandez e Célio Andrade divulgam, nesta obra, os resultados preliminares sobre pesquisa que trata da cooperação não governamental entre diversas instituições latinoamericanas, que se uniram para a construção da Plataforma Passo Certo. Esta plataforma busca a inclusão de catadores de material reciclável de oito países da América Latina na cadeia produtiva da gestão de resíduos. O livro é editado pela Edufba. 


O Brasil e a Cooperação Sul-Sul dilemas e desafios na América Latina/ Brazil and South-South Cooperation dilemmas and challenges in South America (2ª edição, bilíngue), organizado por Denise Vitale e Elsa Sousa Kraychete.

18 de novembro de 2016

Representantes do grupo GAGMC na COP 22 em Marrakech


Reprodução: http://www.ecojesuit.com/
No dia 7 de novembro foi aberta a 22ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 22), na cidade de Marrakech, nos Marrocos. O evento é primordial para discutir as questões climáticas a nível internacional e direciona algumas ações para os países adotarem ou conferir como andam os acordos recentemente negociados, como o Acordo de Paris assinado no ano passado.

A COP reúne políticos, ONGs, cientistas, empresas e pesquisadores. Diante da importância do evento, o líder do grupo GAGMC, José Célio Andrade, e o líder do subgrupo de CCS, George Câmara, participaram do evento e acompanharam todas essas questões de perto. As negociações devem ser encerradas neste fim de semana, visando principalmente o cumprimento das ações acordadas em Paris, no ano passado. 

Acompanhe mais informações pelo site da COP 22. Seguem algumas fotos da participação dos pesquisadores.


Célio Andrade e George Câmara acompanhando as negociações.


Reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

1 de novembro de 2016

Integrantes do sub grupo de CCS participam da Conferência Rio Oil & Gas 2016

Roberto Câmara e Anna Luisa Netto, pesquisadores integrantes do sub grupo de CCS, participaram da 18ª edição da Rio Oil & Gas, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). O evento foi realizado entre os dias 24 a 27 de Outubro, debatendo o tema principal "Caminhos para uma Indústria de Petróleo Competitiva", na cidade do Rio de Janeiro.

Roberto Câmara apresentou um artigo entitulado PRMS (Petroleum Resources Management System) - Uma revisão da metodologia proposta pela SPE, na área de Exploração e Produção de Petróleo, contando com a coautoria de Gloria Mayberg Nunes Costa, Paulo Sérgio Rocha, George Câmara e José Célio Silveira Andrade.

Já Anna Luisa apresentou o artigo Projetos de Captura e Armazenamento de CO2: Uma visão sobre a percepção pública, na área de Sustentabilidade da Indústria  - atendendo às expectativas dos stakeholders, com coautoria de George Câmara, José Célio Silveira Andrade e Paulo Sérgio Rocha.

Abaixo, seguem algumas imagens da participação no evento. Para mais detalhes sobre o evento, acesso o site oficial da Rio Oil & Gas 2016.