25 de novembro de 2024

Nota para blog - Donut Day

 

Nota para blog - Donut Day

Em 07 de novembro de 2024, o GpS esteve presente no Dia Donut Global. A roda de conversa, que teve como tema “Ciência e Economia Donut: explorando potenciais de transformação ecosocial”, contou com a participação dos membros: Andréa Ventura, Ângela Andrade, Clarice Carvalho, Fátima Gomes, Erika Maria e José Célio Andrade. Os temas discutidos incluíram teoria das redes, sustentabilidade e inovação na construção civil, sistemas alimentares sustentáveis, energias renováveis, justiça ambiental e governança.

O objetivo do evento, que ocorreu simultaneamente em diferentes países do mundo, visa encontrar caminhos para o alcance de um mundo mais justo e sustentável, baseado na teoria da Economia Donut criado pela Kate Raworth. A mesa de conversa guiada pelo GpS discutiu possibilidades e atuais contribuições da academia para a implementação de modos mais sustentáveis e ecológicos de vida e produção, em uma reflexão sobre possíveis relações entre as pesquisas do GpS e a Economia Donut.

 A programação do evento em Salvador contou com momento de discussão sobre inovação nos negócios, contribuição científica, participação da sociedade civil e o papel do poder público. Assim, a proposta consistiu em explorar diversos campos e as conexões que devem ser potencializadas ou criadas.

 

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em: https://doughnuteconomics.org/events/dias-donut-global-brasil

Os painelistas Clarice Carvalho, José Célio Andrade, Fátima Góes, Andréa Ventura, Erika Souza e Angela Andrade.

Os painelistas junto aos organizadores e parte do público do evento.






 

10 de novembro de 2024


A professora Andréa Ventura realizou uma palestra sobre Mudanças Climáticas e Assistência Social, no dia 6 de novembro, no âmbito da Reunião Ampliada e Descentralizada do CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social.

O evento, realizado no auditório do Ministério do Desenvolvimento Social e transmitido via Internet, tem como objetivo fortalecer os conselheiros e usuários do sistema único de assistência social no Brasil, tendo como tema central os desafios para a proteção social frente às diversidades nos territórios e às mudanças climáticas.