26 de dezembro de 2024

 

O Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade (GpS) marca presença no ENGEMA da USP

 

O Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade (GpS) esteve presente no Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), promovido pela Universidade de São Paulo. O evento, que é referência no debate sobre sustentabilidade e gestão ambiental, contou com apresentações e discussões enriquecedoras conduzidas por integrantes do GpS e seus colaboradores. A diversidade e a profundidade das pesquisas apresentadas reforçam o compromisso do grupo com temas cruciais, como mudanças climáticas, justiça ambiental, sustentabilidade urbana e inovação na gestão empresarial.

 

Entre as contribuições do GpS, destacam-se o artigo apresentado por Hugo Goulart sobre “Inventários e planos de mitigação de emissões de gases efeito estufa das capitais brasileiras: uma análise do setor de transportes” e “Avaliação de justiça ambiental para ações em planos de resiliência urbana: uma proposta para identificação de estruturas”, conduzido por Erika Souza e a professora Andréa Ventura.

 

O professor Célio Andrade também esteve à frente de importantes debates, como "Inventário de emissões de carbono em projeto de edificação na Bahia: análise comparativa com indicadores nacionais de intensidade de carbono e energia incorporada", em coautoria com Angela Silva e Isabelle Barbosa, e sua participação no painel sobre “Os Desafios do Brasil para a Transição para a Sustentabilidade”, juntamente com os professores José Puppim de Oliveira (FGV-SP) e Luis Felipe Nascimento (UFRGS).

 

A programação incluiu ainda apresentações sobre “Gerenciamento da cadeia de suprimento sustentáel e mudança climática: Um levantamento bibliométrico”, por Madiã Fernandes, e Jamile Santos, participando online no painel intitulado "Contribuição dos comitês de Diversidade, Equidade e Inclusão para a mudança cultural em organizações de economia mista".

 



25 de novembro de 2024

Nota para blog - Donut Day

 

Nota para blog - Donut Day

Em 07 de novembro de 2024, o GpS esteve presente no Dia Donut Global. A roda de conversa, que teve como tema “Ciência e Economia Donut: explorando potenciais de transformação ecosocial”, contou com a participação dos membros: Andréa Ventura, Ângela Andrade, Clarice Carvalho, Fátima Gomes, Erika Maria e José Célio Andrade. Os temas discutidos incluíram teoria das redes, sustentabilidade e inovação na construção civil, sistemas alimentares sustentáveis, energias renováveis, justiça ambiental e governança.

O objetivo do evento, que ocorreu simultaneamente em diferentes países do mundo, visa encontrar caminhos para o alcance de um mundo mais justo e sustentável, baseado na teoria da Economia Donut criado pela Kate Raworth. A mesa de conversa guiada pelo GpS discutiu possibilidades e atuais contribuições da academia para a implementação de modos mais sustentáveis e ecológicos de vida e produção, em uma reflexão sobre possíveis relações entre as pesquisas do GpS e a Economia Donut.

 A programação do evento em Salvador contou com momento de discussão sobre inovação nos negócios, contribuição científica, participação da sociedade civil e o papel do poder público. Assim, a proposta consistiu em explorar diversos campos e as conexões que devem ser potencializadas ou criadas.

 

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em: https://doughnuteconomics.org/events/dias-donut-global-brasil

Os painelistas Clarice Carvalho, José Célio Andrade, Fátima Góes, Andréa Ventura, Erika Souza e Angela Andrade.

Os painelistas junto aos organizadores e parte do público do evento.






 

10 de novembro de 2024


A professora Andréa Ventura realizou uma palestra sobre Mudanças Climáticas e Assistência Social, no dia 6 de novembro, no âmbito da Reunião Ampliada e Descentralizada do CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social.

O evento, realizado no auditório do Ministério do Desenvolvimento Social e transmitido via Internet, tem como objetivo fortalecer os conselheiros e usuários do sistema único de assistência social no Brasil, tendo como tema central os desafios para a proteção social frente às diversidades nos territórios e às mudanças climáticas.












19 de agosto de 2024

GpS contribuindo para Plano Clima brasileiro

O grupo de pesquisa GpS - Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono, sediado na Escola de Administração da UFBA, está realizando sua contribuição para o Plano Clima brasileiro. A estratégia de participação social, denominada Plano Clima Participativo, é resultado de uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Considerando a expertise do grupo, de mais de 15 anos de pesquisa e extensão relacionadas às mudanças climáticas, o grupo realizou uma força tarefa para análise das 644 propostas enviadas pelos cidadãs e cidadãos em geral; organizações da sociedade civil; conselhos de políticas públicas e especialistas na temática. Após uma verificação preliminar, o grupo definiu 98 propostas que seriam analisadas com atenção. Destas, 53 receberam contribuições de um ou mais pesquisador do grupo. 

Após análises detalhadas, validadas coletivamente em reunião realizada na última semana de julho, o grupo elegeu 10 propostas que acredita que merece a votação do público em geral, além de ter elaborado 3 novas propostas.

A consulta pública foi lançada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. As propostas podem ser feitas em: gov.br/planoclima até 26 de agosto. 


Sobre o Plano Clima

O Plano Clima será estruturado sobre dois pilares principais: (a) mitigação, isto é, a redução das emissões brasileiras de Gases de Efeito Estufa (GEE), cuja alta concentração na atmosfera provoca o aquecimento global e (b) adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

O conjunto de ações está sendo elaborado no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), o principal órgão de governança climática do país. 


23 de abril de 2024

Roda de Conversa Científica - Comunidade na Ação Climática

16 de março é o Dia Internacional de Sensibilização sobre as Mudanças Climáticas, e pensando nisso grupo de pesquisa Governança para Sustentabilidade (GPS), juntamente com o Village Itaparica, promoveu uma roda de conversa, na Ilha de Itaparica, sobre esse tema de extrema relevância, convidando pesquisadores, militantes e a comunidade em geral. Foram expostos durante o evento cartazes educativos para sensibilizar os a comunidade participante.

Confira abaixo os cartazes exibidos no evento:









 

10 de abril de 2024

Projeto "Mulheres na Ação Climática" Vence Etapa Estadual do Prêmio Educador Transformador

A professora Andréa Ventura, junto com alunas de diversos cursos, incluindo graduação em Administração, Secretariado Executivo, Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Cultura e Sociedade e doutorado em Administração, foram vencedoras da Etapa estadual do Prêmio Educador Transformador através do Projeto Mulheres na Ação Climática.

O prêmio convida professores (as) de instituições públicas ou privadas a participarem através de projetos educadores e transformadores que mobilizam alunos e alunas no dia a dia. 

Saiba mais sobre o projeto vencedor em:
https://grupogagmc.blogspot.com/2023/11/projeto-territorios-insulares-na-acao.html