GPS - Passado, Presente e Perspectivas de Futuro
No dia 7 de dezembro de 2023, o grupo de iniciação científica GPS - Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono - completou 15 anos de pesquisa e ações em prol da formação de sociedades resilientes, tornando - se referência nacional na temática.
O GPS é um grupo multidisciplinar de pesquisa em sustentabilidade criado por integrantes da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). O grupo nasceu em 2008, por meio da iniciativa do professor, José Célio Silveira Andrade, com o nome de Governança Ambiental Global e Gestão de Baixo Carbono (GAG-MDL). Desde o ano de 2019, por conta de novas pesquisas desenvolvidas, o grupo foi renomeado, passando a chamar-se GpS – Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono, fazendo também referência aos rumos para uma sociedade sustentável e resiliente, para os quais o grupo procura contribuir.
O evento, que contou com a própria coordenadora do grupo, professora Andréa Ventura como mestre de cerimônias, contou com pesquisadores chaves na temática para contar um pouco dessa história, e permitir reflexões em conjunto sobre as possibilidades para o futuro na formação de cidades sustentáveis. O evento foi dividido em 3 mesas de debates com a participação de mediadores e debates sobre o tema:
Mesa 01 - Passado:
- Mediadores: Célio Andrade
- Debatedores: André Souza, Antonio Costa, Daniele Paiva e Fátima Góes
Mesa 02 - Presente:
- Mediadores: George Câmara
- Debatedores:Angela Silva, Clarice Carvalho e Suzana Más Rosa
Mesa 03 - Presente:
- Mediadores: Andréa Ventura
- Debatedores:Chiara Bragagnolo, Erika Souza, Madiã Vasconcelos e Simone Hegele
Áreas de Pesquisa
Atualmente, o GpS está constituído de 4 núcleos de pesquisa:
Energia e Sustentabilidade
Finanças e Investimentos Sustentáveis
Gestão de Resíduos e Economia Circular e
Resiliência e Governança Urbana
Formações e Trabalhos Desenvolvidos
Nestes 15 anos de produção, o grupo já contribuiu com a formação de 18 doutores, 18
mestres e com o aprimoramento de 4 pós-doutores. Participou também na formação de 8 graduandos em seus TCCs e 11 pesquisadores PIBIC. Temos uma vasta produção científica, com 55 trabalhos publicados em periódicos internacionais, 52 em periódicos nacionais, 20 capítulos de livros e participações em eventos científicos, nacionais e internacionais. Já tivemos 14 projetos de pesquisa desenvolvidos e finalizados. No momento, temos 1 projeto de pesquisa coletivo em andamento, além de 3 pesquisas de pós-doutoramento, 4 teses de doutoramento e 1 pesquisa de mestrado em desenvolvimento pelo grupo.
Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas em nosso site https://www.gps-pesquisa.com.br/, além do nosso blog, onde publicamos notícias e ações realizadas pelo grupo.