29 de março de 2015

ENGEMA 2014


O objetivo desse evento é apresentar trabalhos e iniciativas na área. A edição deste ano teve como tema - Inovação e Sustentabilidade : um desafio para enfrentar as mudanças climáticas e seus impactos planetários.

Grupo de Pesquisa Governança Ambiental Global e Mercado de Carbono \UFBA presente na 16 edição do ENGEMA com  artigos aprovados:

  1. Falleiro, A.; Tocchetto, M. Aproveitamento energético de resíduos no brasil e a geração de créditos de carbono. ENGEMA 2014, São Paulo-SP, 2014.
  2. Falleiro, A.; Gastaldini Cauduro, M.C. Copa 2014 e projetos de MDL: Parceria entre o setor público e privado. ENGEMA 2014, São Paulo-SP, 2014
  3. Farias, L.; Coelho, A.; Andrade, C. Estratégias ambientais e de legitimidade para enfrentamento das mudanças climáticas no setor de papel e celulose. ENGEMA 2014, São Paulo-SP, 2014
  4. Souza,A.;  Ribeiro, C.; Almeida, J.; Andrade, C.; Gomes, S. Ações Empresariais para mitigação das Mudanças Climáticas no Brasil: Uma análise das empresas que fazem parte do Índice Carbono Eficiente (ICO2) e do Programa Brasileiro GHG Protocol. ENGEMA 2014, São Paulo-SP, 2014

17 de março de 2015

Tese de participante do GAGMC ganha prêmio Vale S.A. - Capes de Ciência e Sustentabilidade





A tese de doutorado da aluna Andréa Cardoso Ventura, da Escola de Administração da UFBA foi contemplada com o Prêmio Vale S.A. - Capes de Ciência e Sustentabilidade 2014 de tese de doutorado em premiação nacional na categoria “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza”, cedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a VALE S.A.
A tese premiada “Tecnologias sociais de convivência com o semiárido baiano: estratégia para a governança global do clima” foi desenvolvida em aproximadamente quatro anos, sendo a maior parte deles no Brasil e 9 meses no período sanduíche em que a então doutoranda, deu seguimento à tese  na Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha. O trabalho teve orientação do Professor da EAUFBA José Célio Silveira Andrade e coorientação da Professora Liliane de Queiroz. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União do dia), e está disponível para consulta no site: http://www.capes.gov.br .
A premiação inclui bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até 3 (três) anos para o autor da tese, podendo converter em 1 (um) ano para estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, a ser concedida pela CAPES, conforme suas regras. Está prevista também a concessão de um prêmio adicional pela Vale ao autor da tese, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Fonte: Acessoria de comunicação da Escola de Administração da UFBA