15 de novembro de 2023

Projeto para promover a logística reversa de embalagens de vidro em Salvador e região metropolitana.

O Núcleo de Pesquisa Resíduos e Economia Circular, vinculado ao Grupo de Pesquisa Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GPS) está atuando como entidade articuladora para promover a logística reversa de embalagens de vidro em Salvador e região metropolitana.

Diversos membros do Grupo se mobilizaram para promover dois encontros com
representantes de diversas cooperativas de materiais recicláveis de Salvador e região metropolitana que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia, a indústria de vidro Owens-Illinois (O-I), representantes do Poder Público (SEMA, SEDUR, SETRE, SAEB), Vigilância Sanitária, a empresa REVIDA RECICLAGEM DE VIDRO e a Universidade Federal da Bahia. Estiveram presentes também representantes da Governança do Comitê Gestor de Economia Circular do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial).

O principal objetivo dos encontros foi debater estratégias para aprimorar a logística reversa do vidro em Salvador, região metropolitana, Camaçari e Litoral Norte da Bahia. Através de uma parceria com a Owens-Illinois, as cooperativas serão capacitadas para realizar o manejo do vidro e poderão receber um valor justo pelo serviço prestado e pela venda do material.

Atualmente, a maior parte das embalagens de vidro geradas em Salvador são destinadas para o aterro. Precisamos mudar essa realidade e enviar o material para a reciclagem, já que o vidro é 100% reciclável. Estamos unindo forças para viabilizar a destinação de embalagens de vidro geradas em Salvador e região metropolitana para a reciclagem na fábrica da Owens-Illinois localizada em Recife-PE.

Seguiremos juntos e comprometidos com o trabalho de fomentar a reciclagem inclusiva do vidro no estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário